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Quando realizar a troca de freio do carro?

Quando realizar a troca de freio do carro?

Seja honesto: o calendário de troca de freio do carro está em dia? Fique atento! Afinal, negligenciar os cuidados com o mecanismo pode causar acidentes e, ainda, oferecer prejuízos financeiros. 

Considerando que a pastilha do freio é facilmente desgastada, pois entra em contato com o disco toda vez que o pedal é acionado, cuidar preventivamente do componente é fundamental.

É o que mantém o sistema funcionando como deve e as frenagens, eficientes.

Você vai entender em menos de 10 minutos o momento certo para fazer a troca de freio do carro. Confira!

Quais são os principais componentes do sistema de freios?

O sistema de freio do carro é composto por uma série de peças diferentes que, em conjunto, trabalham para reduzir a velocidade do veículo assim que acionado. Vamos conhecê-los?

Pedal

O pedal é responsável por acionar o freio. Precisa ser trocado quando há desgaste da pastilha ou em caso de acidentes, quando a peça é comprometida.

Pastilha

Assim que o pedal de freio é acionado, o sistema pressiona a pastilha contra o disco de freio que fica junto à roda. Graças a base de aço do disco, revestida por outro material macio, o contato provoca o atrito necessário para reduzir a velocidade do veículo.

O atrito causado pela peça naturalmente faz com que se desgaste facilmente. Como são importantes para a segurança do veículo, é importante prezar pela manutenção periódica e por componentes de boa qualidade para manter tudo sob controle.

Servo freio

O propósito do servo é auxiliar a frenagem, exercendo força sobre o pedal para facilitar o freio para o motorista.

O desafio é que a peça pode deixar o pedal do carro mais pesado. Quando isso acontece, é necessário trocá-la.

Dica: faça a troca assim que chegar a marca de 120 mil quilômetros rodados.

Cilindro mestre

Serve para abastecer o cilindro do freio com fluido do reservatório e, assim, transformar a pressão mecânica dos pedais em pressão hidráulica. Ou seja, inicia o processo de frenagem.

O cilindro mestre pode suportar mais de 100 mil quilômetros rodados. Isto é, quando a manutenção preventiva é respeitada. Sem a troca correta de fluido, certamente não chega aos 10 mil quilômetros.

Canos e mangueiras

Canos e mangueiras no sistema transportam os fluidos que o cilindro mestre bombeia para as rodas. Simples assim.

Vazamento de líquido é o principal problema que pode acometer a peça, o que pode causar a perda do freio e sérios acidentes. Melhor ficar atento!

A dica é aproveitar as trocas de óleo para verificar o estado dos canos e mangueiras.

Discos

Os discos podem quebrar, entortar, desgastar… São um dos componentes mais suscetíveis a falhas, também é um dos mais importantes.

Qualquer problema que comprometa os discos, danifica as pastilhas do freio e, consequentemente, quebra o funcionamento do sistema como um todo.

Não há prazo de troca, mas é bom avaliá-los em todas as manutenções preventivas e, claro, investir em peças de qualidade, que possam durar bastante.

Lonas

As lonas são responsáveis por causar entre as rodas e os tambores de freio o que as pastilhas e discos causam para a frenagem: gerar atrito a fim de parar o carro.

A diferença é que, enquanto as pastilhas e discos reduzem a velocidade, as lonas travam o carro assim que o freio de mão é acionado.

Se a peça não estiver funcionando devidamente, significa que a frenagem da roda traseira também não irá, nem o freio de mão.

Tambores

As lonas de freio ficam envoltas pelos tambores nas rodas de trás do veículo, mas para que servem?

Simples, a lona serve para causar o travamento do carro, assim como as pastilhas causam a redução de velocidade, mas é preciso gerar atrito para causar isso.

As pastilhas usam os discos e a lona, os tambores. Assim que os dois entram em contato, o veículo para.

São igualmente similares aos discos quanto ao prazo de troca: não há um. Priorize peças de qualidade e a manutenção preventiva.

 

Por quanto tempo o sistema de freio dura?

O tempo de duração varia entre motoristas. Sendo assim, é importante investir na manutenção periódica e seguir os prazos de revisão. A sua hora de trocar o freio do carro não será a mesma que a do seu amigo!

A forma que o sistema do carro é utilizado determina (entre outros fatores) a vida útil da peça. Quanto mais frenagens agressivas fizer, menos o componente vai durar.

As montadoras costumam recomendar uma revisão preventiva a cada 5.000 km. Especialistas orientam substituir a pastilha após 30.000 ou 40.000 km rodados… Depende de quem for consultado.

De qualquer maneira, consulte o manual do fabricante e confira a indicação dele quanto a trocar o freio do carro.

 

troca de freio do carro

Sinais de que é hora de pensar na troca de freio do carro

Em suma, trocar o freio do carro não é algo que deve ou pode ser procrastinado. É essencial para a frenagem e, consequentemente, a segurança do motorista. Vamos conhecer alguns sinais que apontam para a necessidade de trocar o freio do carro?

Será que é hora de realizar a troca de freio do carro? Qual é a aparência do componente?

Ao analisar o sistema de freio, a velha e simples inspeção visual é rei!

Analise a aparência da peça: parecem desgastadas? E preste muita atenção à espessura das pastilhas! Não devem ser mais finas que 2mm.

Não se esqueça de consultar as orientações do fabricante para confirmar que as especificações do automóvel estão em ordem.

Ah, e fique atento: rachaduras e sinais similares de deterioração são sinais vermelhos. Ao primeiro sinal de um, corra para um profissional que já passou da hora de trocar o freio do carro!

Analise a frenagem do automóvel, antes de pensar em troca de freios de carro

Se perceber que o pedal de freio, ao ser acionado, é cada vez menos eficiente ao ponto de ser preciso segurá-lo por mais tempo que o normal para parar o veículo totalmente… Mau sinal.

Péssimo, na verdade. É um claro sintoma de desgaste das pastilhas do freio.

Mais grave que isso apenas em casos que o pedal começa a produzir barulhos metálicos anormais ou quando “afunda”, parecendo mais baixo que o normal.

Seu veículo é automático?

Donos de carros automáticos, atenção!

As pastilhas de freio tendem a se desgastar mais rápido nesses modelos.

Inclusive, se estiver procurando por um carro automático, procure pelos modelos que acendem uma luz amarela para apontar a hora de trocar o freio do carro (sim, já existem!).

Respeite os prazos de manutenção, com ou sem sinais

Se não identificar nenhum dos sinais de que é hora de trocar o freio do carro, nada tema! A inspeção rotineira virá ao resgate — se você permitir.

Mesmo sem qualquer susto na inspeção visual, saiba que a manutenção periódica pode salvá-lo de qualquer imprevisto. A dica é realizar uma revisão a cada 5 mil quilômetros, para chegar ao meio-termo das recomendações.

A averiguação completa do sistema também é interessante na hora de trocar o freio do carro. Apenas para garantir que tudo está em ordem.

E caso queira se sentir ainda mais seguro atrás do volante, não se esqueça de contar com um profissional qualificado!

Opte por qualidade na hora da troca de freio do carro

Produtos de qualidade são imprescindíveis para garantir a segurança e bem-estar do motorista.

Contar com itens de segunda mão pode não apenas se tornar um mau investimento, durando bem menos que as originais, mas também comprometer o funcionamento do sistema inteiro.

Pense bem: se cada peça é fundamental para o funcionamento do carro, ter uma que trabalha mal ou simplesmente não trabalha significa que outros componentes serão sobrecarregados e, eventualmente, danificados.

O Peça na Web pode ser exatamente o que precisa! Um portal online completo de venda e compra de peças automotivas.

Conclusão sobre troca de freio do carro

A hora de trocar o freio do carro varia de motorista para motorista. Depende da frequência de frenagens e se são feitas agressivamente ou não.

Ainda sim, é uma atividade obrigatória para quem preza pela própria segurança e bem-estar.

Sendo assim, é importante atentar-se aos sinais: se a aparência do componente indica desgaste, se a frenagem está cada vez menos eficiente e quais são as condições do carro em si.

De qualquer forma, não há erro ao contar com a manutenção periódica e seguindo o calendário de revisão.

Confira o Peças na Web para acessar o maior e mais diversificado estoque de peças originais do Brasil e se prepare para a hora de trocar o freio do carro!

Ou, melhor ainda, conheça os planos e anuncie, caso seja uma loja.

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